Porque fazer um Retiro na Natureza é Detox Digital.

 em Felicidade, Meditação

Você já fez algum tipo de retiro?

Um retiro, como o nome diz, é uma maneira de se retirar das atividades cotidianas e ter um tempo de descanso, principalmente para a mente.

Os Retiros de Meditação são uma atividade clássica nas tradições contemplativas orientais. Constituem um elemento essencial para a evolução e aprofundamento nas práticas meditativas. Além disso, quando saímos para lugares diferentes da nossa rotina, especialmente para locais rodeados pelo verde da natureza e por águas puras, toda a ecologia contribui com a sua imensa energia revigorante.

Outro fator importantíssimo é que entramos em contato com dois “artigos de luxo” dos dias de hoje: silêncio e quietude. Destinar um tempo para si mesmo, para silenciar, aquietar a mente e serenizar. Isto é um poderoso “detox” informacional e digital neste agitado universo tecnológico em que vivemos mergulhados hoje. E somos verdadeiros “prisioneiros digitais”, conectados 24h por dia a este agitado mar de informações e comunicações.

Hoje existem estudos superinteressantes sobre a importância de pausas para descanso, como os retiros em meio à natureza. Além de restaurar as energias do corpo físico, melhorar o estado emocional, incrementa a inteligência e a criatividade.

Um estudo da Universidade de Utah demonstra que passar pelo menos 4 dias na natureza aumenta nossa criatividade em 50%. Segundo David Strayer, professor de psicologia e um dos autores deste estudo, isto mostra que a interação com a natureza tem benefícios reais e mensuráveis para a resolução criativa de problemas. Estes resultados mostram que “enterrar-se em frente a um computador 24 horas por dia, sete dias por semana, tem custos que podem ser remediados com um passeio na natureza. Quatro dias de imersão na natureza e o correspondente desligamento da tecnologia, aumentam o desempenho em tarefas criativas e de resolução de problemas em 50%”.

Estes são alguns dos motivos que nos levam a realizar os retiros de meditação em meio à natureza preservada de uma reserva ecológica. Por toda a nossa experiência em inúmeros retiros, os resultados em paz, serenidade, amorosidade e harmonia consigo mesmo e o mundo são ganhos imperdíveis. É um pequeno investimento de tempo, muitas vezes apenas um final de semana, que nos dá energia e felicidade para um mês inteiro…

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário