No Lugar de Castigo, a Prática da Meditação.

 em Estudantes, Meditação

Meditação na escola

Você acredita que Meditação pode ajudar alunos indisciplinados?

Pode parecer estranho para nós, entretanto, nos EUA, uma das formas mais comuns de disciplinar alunos que infringem alguma regra é a “detenção escolar”:  o aluno é convocado a passar algumas horas extras na escola – muitas vezes, confinado em silêncio em uma sala de aula com outros alunos que também foram punidos. A escola primária Robert W. Coleman, de Baltimore, nos EUA, mudou essa regra e teve resultados surpreendentes. A meditação foi o recurso usado pelos docentes.

A Escola criou um um programa escolar chamado Holistic Me, que reúne meditação de atenção plena com profissionais especialistas em comportamento. A ideia foi batizada de “Mindful Moment Room” –  ou “Sala do Momento de Meditação” e o resultado foi tão impressionante que, desde que implantou o projeto há dois anos, a escola de Baltimore não realizou uma única suspensão.

Hoje, já não é preciso que a criança faça algo errado para ter acesso à Sala de Meditação. A prática foi incorporada em algumas grades curriculares e se mostrou efetiva até mesmo fora do ambiente escolar, já que os alunos levam o que aprendem para casa e compartilham com familiares e amigos.

Leia mais em:

Revista Galileu

Revista Crescer

Revista Marie Claire

UpWorthy

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário