O Jovem e os Desafios da Escolha Profissional

 em Estudantes

Estudantes

Um dos grandes desafios dos jovens é a definição de sua formação e de seu futuro profissional. E no Brasil esta definição tem que acontecer muito cedo, ainda na adolescência (entre 15 e 18 anos), em um período de transição da infância para a vida adulta, marcado por inúmeras mudanças, conflitos e inseguranças. Nesta fase há pouco conhecimento de si próprio, em termos de aptidões, habilidades e tendências vocacionais. Além disso, o jovem pouco conhece sobre as possibilidades de cursos, carreiras existentes, mercado de trabalho, etc.

Outro ponto a ressaltar é que, nem sempre, as escolas dispõem de serviços de orientação e das informações necessárias para o embasamento da escolha do jovem. Da mesma forma, as famílias também têm pouco a oferecer, além de sugestões baseadas mais em preocupações com o sustento material do que com os verdadeiros talentos e aptidões do jovem.

E hoje, com a globalização, o avanço de inúmeras tecnologias e a modernização de processos, há um vasto número de profissões e áreas de atuação, aumentando ainda mais os dilemas sobre a escolha futura. Neste panorama, ele tem que conviver ainda com excesso de atividades, tecnologias distrativas, dificuldade de concentração, muita pressão, estresse e a angústia da definição de seu futuro profissional.

E como apoiar o jovem nesta difícil missão?

A nosso ver, o primeiro passo é a ajuda dos pais e da família, propiciando abertura ao diálogo e oportunidades para que o adolescente possa conhecer suas aptidões, habilidades e motivações. Fornecer o acesso a programas de orientação profissional onde encontre o apoio necessário para uma escolha consciente e alinhada com suas tendências vocacionais, sua realidade de vida e seus valores.

Dentro destas perspectivas elaboramos uma metodologia de orientação que se baseia em 4 momentos distintos, visando apoiar a adolescente com o melhor embasamento possível.

1 – o autoconhecimento e a revelação de potenciais, habilidades e aptidões.

2 – um olhar aberto, amplo e realista sobre quais as opções que melhor se alinham com o seu perfil.

3 – a exploração detalhada das opções e a definição do caminho a seguir (curso, faculdade, universidade).

4 – a construção de estratégias para se conquistar o caminho escolhido.

Estes são os quatro pilares que sustentam o nosso Programa A.O.D.E. de Coaching Estudantil: autoconhecimento, opções, definições e estratégias. Através de entrevistas, reflexões, questionários de apoio ao autoconhecimento e pesquisas sobre cursos e profissões, auxiliamos o jovem nesta trajetória tão importante para o seu futuro.

E um lembrança fundamental: será muito difícil ser um profissional realizado, trabalhando na área errada. E o principal: ninguém é feliz fazendo o que não gosta!

Mais informações, agende uma consulta: cristina@cristinagobbi.com.br

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário