Sem Stress no trabalho: Experimente momentos de Meditação Mindfulness. (Parte 2)

 em Meditação no trabalho, Mundo corporativo

Meditação escritório

Os mecanismos de ação da meditação sobre o stress foram bem explicados por inúmeras pesquisas científicas que mostram que: a mente aquietada produz endorfinas, as nossas morfinas naturais que desencadeiam sensações de bem estar, e diminuem a produção dos hormônios adrenalina e cortisol.

Além disso, o repouso mental promovido durante a meditação é extremamente reparador: 20 a 30 minutos de meditação profunda podem promover o descanso de 8 horas de sono.

Então a questão é: qual a modalidade da técnica praticar? Onde praticar? É possível praticar no meu local de trabalho? Por quanto tempo terei que praticar para obter estes benefícios?

Existem variações da técnica de meditação Mindfulness e podemos adotar a mais básica e simples, que é a atenção na respiração.

Sobre o local, é bom escolher um lugar onde possa se assentar em conforto e, de preferência, com pouco ruído. É importante também não ter interrupções durante o período da prática, silenciando telefones e outros chamados. Se não for possível sair da sala de trabalho, não há problema, faça em seu próprio assento. Para se desconectar do ambiente feche os seus olhos e use um fone de ouvido para amenizar os ruídos externos. Então, sentando-se em posição confortável e procurando manter a coluna ereta (sem tensão), relaxe o seu corpo, relaxe a mente e, simplesmente respire… A atenção se volta inteiramente para o movimento da respiração: o ar entrando, o ar saindo…

E se vierem pensamentos intrusos, incômodos físicos? Sim, virão pensamentos, sensações do corpo, sentimentos e emoções. Você vai perceber tudo que ocorrer e deixar ir embora. Não se apegue a nada, não critique, não reclame… Simplesmente continue a sua observação da respiração.

E o tempo e duração da prática? O ideal seria fazer este exercício durante 20 a 30 minutos contínuos. Mas se isto não for possível, faça pequenas práticas de 10 minutos algumas vezes por dia. A prática por pequenos períodos, repetida várias vezes longo do dia é também extremamente eficaz.

Experimente praticar assim durante uma semana e veja o que acontece. Com certeza, você terá uma experiência agradável de muito bem estar e serenidade. Então, é só continuar e adotar este simples exercício em seu dia a dia.

Há uma expressão dos cientistas pesquisadores da meditação que diz: “treine a mente, mude o seu cérebro“. Com certeza, você será uma pessoa melhor, com mais saúde em todos os níveis: física, emocional, espiritual…

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário