Meditação melhora a memória de trabalho de adolescentes

 em Meditação

Estudo publicado no “Journal of Adolescent Health” descreve como a Meditação Mindulness pode melhorar a capacidade de memória de trabalho em adolescentes.

“Estes resultados são consistentes com um crescente corpo de pesquisa em adultos que identificou como a meditação mindfulness pode ser uma ferramenta útil para melhorar a capacidade de memória de trabalho”, disse Kristen E. Jastrowski Mano do departamento de psicologia da Universidade de Cincinnati, que foi co-autor do estudo.

O estudo investigou a eficácia de uma intervenção Meditação Mindfulness sobre a capacidade de memória de trabalho em adolescentes, por meio de um estudo randomizado controlado comparando Meditação Mindfulness, Hatha Yoga e um grupo de controle. Os participantes (198 adolescentes) foram recrutados em uma grande escola secundária pública no sudoeste dos Estados Unidos.

Os participantes na condição de Meditação Mindfulness apresentaram melhorias significativas na capacidade de memória de trabalho, enquanto aqueles nos grupos de Hatha Yoga e de controle não tiveram o mesmo resultado.

Este é um primeiro estudo para fornecer suporte para os benefícios da prática da atenção plena de curto prazo, especificamente a meditação mindfulness, na melhoria da capacidade de memória de trabalho em adolescentes. Os resultados destacam a importância de se investigar os componentes de intervenções baseadas em Mindfulness entre os adolescentes, dado que tais intervenções podem melhorar a função cognitiva.

 

Clique aqui para conhecer a Pesquisa

Postagens Recentes

Deixe um Comentário