Meditação até para o BOPE.

 em Meditação, Meditação no trabalho

BOPE

 

Policiais e militares, de muitas partes do mundo, são submetidos a ambientes de muito estresse, onde são levados a tomar decisões sob pressão. Infelizmente, acompanhamos inúmeros casos de decisões erradas com consequências trágicas.

O cineasta David Lynch criou, em 2005,  uma Fundação que apóia o ensino de Meditação Transcedental  para  populações “em risco”, como veteranos militares, refugiados de guerra africanos e presidiários.

No Rio de Janeiro, a  David Lynch Foundation está apoiando a prática de meditação antiestresse para um grupo de policiais militares, incluindo membros do Bope e do Batalhão de Choque. Essa meditação faz parte de uma pesquisa do Núcleo Central de Psicologia da corporação e tem o objetivo de verificar o impacto da técnica no dia a dia dos PMs.

De acordo com o tenente-coronel psicólogo e chefe do Núcleo de Psicologia (NUCEPSI), Fernando Derenusson, “medimos o estresse de todo o grupo antes de iniciarmos a prática e daqui a três meses mediremos novamente”. Cem policiais farão a meditação inicialmente e outro grupo não.

O cabo Uthan Leal Dolejsi, pratica a meditação transcendental realizada no Quartel-General da PM e  já melhorou o sono por conta da técnica.  “Praticar meditação tem me dado uma sensação de conforto. Realmente tenho a impressão de que meu sono melhorou e que minha concentração está mais ativa” – contou o cabo do 12° BPM.

De acordo com o tenente-coronel Derenusson: ” Estamos fazendo um trabalho para ajudar a Polícia Militar a combater casos de estresse crônico e pós- traumático. Sabemos que a PM enfrenta situações muito sérias do ponto de vista da violência urbana. Acreditamos que a prática da meditação transcendental trará uma série de benefícios aos praticantes como maior resiliência, estabilidade mental, entre outros atributos”.

Reportagem da Folha de São Paulo

Release da PM do Rio 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário